sábado, 12 de novembro de 2011

O computador vai substituir o professor?

Muito pertinente o conteúdo do texto que faz referência ao papel do educador em meio ao mundo digital, será que ele permanecerá junto aos conhecimentos da internet, ou sairá de cena deixando a vez para o novo educador virtual?
Na verdade é a postura do educador frente a essa evolução do conhecimento que se deve questionar. Como podemos competir com a internet? Claro, ela é mais atraente, porque as vezes o educador se comporta como um educador de outros tempos, que não dispunham desses recursos, e o educando era mera figura passiva, ouvia e aprendia, estamos frente a uma realidade que nos convida a mudar, inserindo em nossas práticas novas ferramentas, ninguém aguenta mais assistir uma aula onde os recursos são retrógrados aos tempos de hoje, a substituição do educador vai depender exclusivamente do educador, devemos observar como são os educandos de hoje e como se comportam, do que gostam, cada faixa etária demanda de características próprias, devemos desenvolver um planejamento que seja atraente aos olhos de quem vai ver, o educador deve estar perto dos alunos por duas razões, eles dominam com facilidade o meio virtual, então devemos estar próximos para orientar como utilizar de forma correta, depois tem a questão de não deixar que os educandos deixem de socializar suas dúvidas, anseios e descobertas, tem haver com a relação pessoal. É isso, o educador será substituído se quiser ser substituído, é necessários  caminhar com a modernidade, ou melhor fazer parte dela.

Um comentário:

  1. Muito centrada de conhecimentos professora.Chegou a hora do professor acordar e o melhor é decidir pelo conhecimento tecnológico ou realmente vai ser substituído.

    Um Abraço.
    Suely Brandão

    ResponderExcluir